ST 09: Experiências culturais em perspectivas afrodiaspórica: Diálogos sobre músicas e audiovisual no continente americano. 


Laíza Gama Bulhões (UESC

João Júnio Nô dos Santos Oliveira (UESC)


Este simpósio temático tem por intuito reunir pesquisas que abordem as múltiplas formas de enunciação estética e simbólica, bem como a produção de discursos a partir de expressões culturais afro-diaspóricas no continente americano. Enfatizamos  pesquisadores e pesquisadoras que trabalhem preferencialmente com fontes ligadas aos mundos da música e audiovisual, abarcando análises de produtos culturais ligados ao mainstream da indústria cultural (Adorno, 2009), assim como aqueles intimamente relacionados ao chamado underground da cena artística. O simpósio visa fortalecer as discussões acerca dos diversos impactos histórico-culturais da diáspora africana nas formas de elaboração de significados e valores, pensando conteúdos, formas, circulação, recepção e fomento. Entendemos que assim contribuímos para a complexificação dos debates acerca dos processos de racialização sofridos por pessoas de pele negra no continente. Também é intuito deste ST qualificar entendimentos acerca de termos como “negro” e “negritude”, percebendo-os enquanto processos, não como realidades estanques.    


05 de novembro (13:30h-16:30h)


A Identidade como substrato cultural de uma escola de samba.


“Cem Anos Depois Do Quebra De Xangô, Tem Maracatu No Nosso Carnaval” : O Ressurgimento Dos Maracatus Em Maceió/Al.


Da Ponte pra cá - Potencialidades no hip hop brasileiro. 


Abaixo do radar - práticas pedagógicas e música periférica.


“Devolver o orgulho do gueto e dar outro sentido pra frase: tinha que ser preto!”: deslocamentos de identidade e a comunidade imaginada do rap.


Nós temos sabor: a produção de Sara Gómez e seu o encontro com a poética cinematográfica e a história.