ST 04: As diversas lutas por independência e visibilidade dos margeados da Bahia colonial e do século XIX
Pós-Grad. Thiago Pinto Dantas (UNIT)
Elza Elisa Pereira da Silva (UNEB)
O fundamento da proposta do referido simpósio temático consiste em legitimar as diversas discussões e pesquisas no âmbito acadêmico sobre o processo de autonomia humana, intelectual e institucional na Bahia colonial e do século XIX. Dar visibilidade aos personagens e situações históricas que não foram lembradas pela historiografia tradicional e em muitas situações apagadas pela elite escravocrata e segregadora do período. Se baseando na necessidade imperativa de validar pesquisas que abranjam sujeitos históricos que lutaram por liberdade, autonomia, visibilidade e justiça até o século XIX, apesar das imensas dificuldades inerentes desse longo espaço temporal.
04 de novembro (13:30h-16:30h)
Barbara Nayandra Santos Cruz Farias (UNEB):
A Bahia Indígena Rebelde: Formas De Protesto No Contexto De Descidanização Dos Indígenas.
Islan Lucas Cruz Mota (UCSal):
Mestre, Pai Espiritual E Soldado Defensor: Saubara Sob A Égide De Um Vigário Durante O Período De Lutas Pela Independência Do Brasil Na Bahia (1820-1823).
Thiago Pinto Dantas (UNEB):
A Participação Da Vila De Itapicuru No Processo De Independência Do Brasil Nas Províncias De Sergipe E Bahia (1819-1827).
Elza Elisa Pereira da Silva (UNEB):
Morte, Memória E Sociabilidade: Um Estudo Sobre O Cemitério Do Campo Da Pólvora E As Práticas Funerárias Em Salvador (1825-1840).
Igor Evangelista dos Santos (UFS):
Canudos, Pós-Abolição E O 'povo Do 13 De Maio': Uma Análise Historiográfica Do Movimento De Antônio Conselheiro.
Julia Souza Lima da Silva (UCSal):
Perseguição E Resistência Do Candomblé Na Bahia Do Século Xix: O Uso Das Legislações De Testemunho Como Instrumento Repressivo.