ST 05: Da Margem para o centro, do impresso ao digital: História e mídia nos séculos XX e XXI


Me. Eduardo Ferreira da Silva Pereira (UFF) 

Dra. Roberta Lisana Rocha Santos (UNIOESTE)


Num contexto social marcado pelo crescimento vertiginoso da divulgação de fake news e pela ascensão de lideranças de extrema direita em diferentes países. O estudo dos meios de comunicação em massa tornou-se uma necessidade imperiosa. Tendo em vista que, esses veículos pautam temas, valores e visões de mundo passíveis de ênfase, esvaziamento ou extinção. O ponto central encontra-se no fato de unificar a opinião pública em torno de determinada visão de mundo.  Além disso, o estudo de uma temática como essa se justifica pela atualidade do tema, tendo em vista  que os meios de comunicação ocupam posição relevante na formação de opinião em torno das mudanças de regimes políticos, que vêm se processando nas sociedades contemporâneas. Trata, essencialmente, de elaborar consensos em torno das demandas oriundas das transformações no capitalismo global. O que impacta diretamente na queda das democracias e na ascensão de regimes autoritários no Tempo Presente.  


05 de novembro (13:30h-16:30h)


Cyber-História: Jogos Digitais, Pensamento Histórico E Autoria No Ensino De História.


A Estratégia Dos Editoriais: O Jornal O Imparcial E A Campanha Pela Sucessão Presidencial Em 1945.


“Hasta El Último Brasileño”: Discursos Sobre A Participação Brasileira Na Força Interamericana De Paz Publicados Pela Imprensa Dominicana (1965).


De Ipanema Para O Mundo: Um Olhar Político-Intelectual Sobre A Historiografia Do Semanário O Pasquim.


Jornais, Comunicação Da Ciência E Astronomia Em Feira De Santana Durante A Ditadura Militar: O Observatório Astronômico Antares E Sua Atuação Com Os Jornais Feira Hoje E Folha Do Norte.


A Construção Do Medo: A Influência Do Jornal O Dia Na Estigmatização Da Rua 100 Em Timon-Ma (1990).


Na Contramão Do Consenso: O Lampião Da Esquina Como Órgão De Opinião Pública Contra-Hegemônico Na Ditadura Empresarial-Militar.


“Mantenha Salvador Limpa: Mate Uma Bicha Todo Dia”: A Abordagem Jornalística Em Torno Da Epidemia Do Hiv/Aids E Seu Impacto No Movimento Homossexual Soteropolitano (1982-1991).


06 de novembro (13:30h-16:30h)


Do realismo literário "a vida como ela é" ou a espetacularização nas lentes. 


Com A Palavra, O Professor: Disputas Pela História, Conservadorismo, Resistência Docente E Censuras Na Escola.


Fotomontagens Na Propaganda Política: Comparação Das Imagens Do  Construtivismo Russo Do Séc. XX E Do Bolsonarismo Do Séc. XXI.


Disputas De Informações No Tempo Presente: Usos Políticos Da Mídia Digital Pela Extrema-Direita Em Contraponto À Mídia Tradicional.


“Nem Lula Nem Bolsonaro”: O Posicionaento Político Do Jornal O Estado De São Paulo Nas Eleições De 2018 E 2022.


De "Ratuno’" A "Foucault": Esfera Pública E Legitimidade Na Era Da Hiperexposição, O Caso Alexandre De Moraes, O "Xandão".


A Sagrada Tipografia: A Imprensa Evangélica Entre A Cruz E O Poder (2015-2025).