Normas gerais para publicação dos textos completos na Revista de História da UFBA
As comunicações realizadas nos Simpósios Temáticos do evento História nas Margens: estudos de trajetórias e narrativas dissidentes serão publicadas como anais por meio da Revista de História (PPGH-UFBA, Salvador). A publicação dos anais não consta como critério para a emissão de certificado de participação no evento, a escolha em publicar o artigo fica com o comunicador.
Pretende-se publicar um volume da Revista de História com, no máximo, 20 artigos advindos das comunicações do evento no ano de 2025. Demais, existe a possibilidade de um segundo volume a ser lançado ainda no referido ano, totalizando assim, o limite máximo de 40 trabalhos publicados. Em caso de recebimento de trabalhos para além dos 20 a serem publicados por volume, deverá ser iniciado processo seletivo, o qual será desencadeado em etapas. Primeiro, uma avaliação inicial será realizada pelo evento, considera-se a adequação às normas de publicação de textos adotadas pela Revista de História. Com a possibilidade de excedente dos trabalhos, a Revista de História fará uma nova avaliação, levando-se como critério a qualidade dos artigos apresentados.
O arquivo do texto deve ser enviado em formato doc, word ou RTF para o e-mail historianasmargens@gmail.com até 13 de janeiro de 2025. O Assunto do e-mail deve ser "Texto Completo".
O texto deve ter entre 8 (oito) e 15 (quinze) páginas, respectivamente, o mínimo e máximo desejado.
O título do texto deverá conter no máximo 200 caracteres (com espaços).
O texto deverá ser escrito dentro do modelo oferecido pela Revista de História da UFBA.
Fonte Times New Roman 12, espaço entre linhas 1,5.
Citações longas, com mais de três linhas, deve constituir um parágrafo distinto; fonte tamanho 10; com recuo de 4 cm da margem esquerda; o espaçamento das entrelinhas da citação deve ser simples; entre o texto e a citação utiliza-se 1 espaço de 1,5 cm;
Margens superior e esquerda: 3,0 cm; inferior e direita: 2,0 cm.
As notas devem ser colocadas no rodapé do texto.
No texto completo, a autoria (nome completo) deverá vir abaixo do título, à direita, em caixa alta. Em nota de rodapé (asterisco) deve ser colocada a Instituição de origem, Titulação, E-mail para contato e Agência financiadora, quando for o caso.
Ao final do texto deve estar indicado o ORCID dos/das autores/as.
Abaixo da autoria, deverá ser apresentado, centralizado, espaço entre linhas 1,5, resumo em português (cerca de 1.000 caracteres), com no máximo 5 palavras-chave.
O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples.
As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto e de acordo com as regras da ABNT NBR 6023:2018, dispostas em ordem alfabética por autor.
As páginas devem ser numeradas (margem inferior direita), com exceção da primeira.