MINICURSOS E OFICINAS
MINICURSOS E OFICINAS
Ministrado por: Ma. Iasmim de Oliveira Cezar (SEC-BA/UFBA) e Ariadne Vitória Silva Santos (UFBA).
Este minicurso oferece uma análise das principais regiões africanas fornecedoras de escravizados para a Bahia ao longo do comércio transatlântico, com destaque para a costa Ocidental e a costa Centro-Ocidental africana. O objetivo é abordar os portos de embarque de africanos destinados ao porto da Bahia, bem como os principais agentes envolvidos nesse comércio. Além disso, o curso discute questões relacionadas ao volume de escravizados, rotas e redes comerciais, às dinâmicas sociais e, sobretudo, às relações comerciais e culturais estabelecidas entre as costas baiana e africana durante o circuito mercantil escravista.
Local: Sala virtual.
Data: 04 de novembro, 05 de novembro e 06 de novembro.
Ministrado por: Hugo César de Souza da Silva (UFBA) e Gisele Souza Silva Miranda (UFBA).
O minicurso tem como proposta discutir o protagonismo de pessoas negras — escravizadas, libertas e livres — no sistema judiciário baiano oitocentista, com ênfase nos últimos anos da escravidão. A partir da análise de processos cíveis, como as ações de liberdade, e também de processos criminais, busca-se compreender de que maneira esses sujeitos acionaram a Justiça, seja para reivindicar direitos, resistir ao cativeiro ou enfrentar acusações que, muitas vezes, estavam marcadas por critérios de raça, classe e gênero.
Local: Campus de São Lázaro; Auditório do Pavilhão Raul Seixas (PRS).
Data: 04 de novembro, 05 de novembro e 06 de novembro.
Ministrado por: Dra. Magali Gouveia Engel (UFF/UFBA) e Giulia Engel Accorsi.
Propõe-se uma reflexão consistente sobre os fundamentos e os consequentes desdobramentos epistemológicos e políticos de abordagens ancoradas em perspectivas universalizantes e hierarquizantes que contribuem para o apagamento de personagens e sua agência na História. Tais enfoques, de forma implícita ou explicita, acabam por “legitimar” e reproduzir as relações de poder estruturantes da dominação e da subalternidade, baseadas nas desigualdades de classe e gênero, bem como nas assimetrias de raça/etnia/cor em diferentes temporalidades históricas.
Local: Sala virtual.
Data: 04 de novembro, 05 de novembro e 06 de novembro.
MC 05: História nas margens da lei: Processos criminais como fontes para compreender o passado.
Ministrado por: Ma. Cintia Glória Lima (UFBA) e Me. Patrick Moraes Sepúlveda (UFBA).
O minicurso propõe uma introdução crítica ao uso dos processos criminais como fontes para a escrita da História Social, especialmente para a investigação das experiências e resistências de sujeitos historicamente marginalizados. Ao longo de três encontros, serão discutidos aspectos teórico-metodológicos relacionados à análise de processos judiciais, com foco na articulação entre crime, norma e resistência, bem como na exploração de temas como violência, trabalho, gênero, raça e agência subalterna. A proposta dialoga com a historiografia brasileira e internacional, enfatizando experiências concretas e estudos de caso.
Local: Sala virtual.
Data: 04 de novembro, 05 de novembro e 06 de novembro.
MC 06: Na sombra da Democracia: Críticas periféricas à crise democrática contemporânea.
Ministrado por: Roberto Matheus Passos Ribeiro (UFBA).
Este minicurso propõe discutir críticas à democracia formuladas a partir de perspectivas do Sul Global. Nas últimas décadas, autores europeus e norte-americanos têm denunciado os efeitos da aliança entre conservadorismo e neoliberalismo sobre os regimes democráticos. No entanto, intelectuais oriundos das periferias do capitalismo argumentam que o que se apresenta hoje como uma "crise da democracia" nos centros hegemônicos expressa, na verdade, condições históricas que sempre marcaram a experiência democrática em países do Sul. A partir da leitura e análise de alguns desses autores, o minicurso busca problematizar a centralidade da experiência euro-atlântica na definição do que é — ou deveria ser — a democracia.
Local: Campus de São Lázaro; Sala de congregação do Pavilhão de Aulas Raul Seixas (PRS).
Data: 04 de novembro, 05 de novembro e 06 de novembro.
Ministrado por: Me. Yang Borges Chung (IFBaiano/USP) e Dr. Ede Ricardo de Assis Soares (UFBA).
Estudo das ações do PCB e de seus militantes entre 1930 e 1964. A revolução brasileira e o contexto internacional revolucionário e anticomunista. Análise das motivações e a atividade política de Carlos Marighella e de outros militantes a partir de bibliografia especializada.
Local: Campus de São Lázaro; Sala de audiovisual da Biblioteca Isaías Alves.
Data: 04 de novembro, 05 de novembro e 06 de novembro.
MC 08: Vozes Silenciadas: O Protagonismo Feminino na História da Educação Grega e Egípcia.
Ministrado por: Me. Dielson Santos da Costa (UFBA).
Este minicurso propõe uma reflexão crítica sobre o papel das mulheres nos sistemas educacionais da Grécia e do Egito Antigos. Abordando aspectos sociais, políticos e culturais, a proposta visa evidenciar a atuação feminina tanto como educadoras quanto como alunas e produtoras de conhecimento, questionando a visão eurocêntrica e androcêntrica tradicionalmente reproduzida pela historiografia. O curso examina personagens históricas, documentos antigos e interpretações contemporâneas para destacar o protagonismo feminino e sua invisibilização ao longo do tempo.
Local: Sala virtual.
Data: 04 de novembro, 05 de novembro e 06 de novembro.
OF 01: Infância abandonada no Brasil: Instituições, fontes históricas e interpretações.
Ministrado por: Dr. Alan Costa Cerqueira (UFBA).
Estudar a história da infância abandonada no Brasil, com ênfase na experiência social da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Analisar o fenômeno da institucionalização da criança no Brasil entre os séculos XVIII-XX. Analisar e discutir diferentes fontes históricas ligadas ao tema.
Local: Campus de São Lázaro; Sala de videoconferência do Pavilhão de Aulas Raul Seixas (PRS).
Data: 04 de novembro e 06 de novembro.